notícias

Home » notícias

Alimentos para evitar depois do treino

Para entrar em forma com saúde, deve-se manter uma dieta equilibrada, deixando de lado refrigerantes, salgados, bolos, chocolate ao leite e frituras. 
 
Os salgadinhos industrializados, por exemplo, apesar de ser uma opção prática contém alto valor calórico e grande concentração de sódio, podendo provocar um desequilíbrio hídrico no organismo, além da absorção de nutrientes de má qualidade como gordura trans, conservantes e aromatizantes. Os refrigerantes, que costumam acompanhá-los, possuem na sua composição água gaseificada, corantes, acidulantes e aromatizantes, substâncias que além de atrapalharem a digestão, causam a sensação de inchaço. Além disso, frituras também devem ser evitadas, pois possuem alto valor calórico, grande concentração de gorduras saturadas e provocam uma dificuldade de digestão. Por isso, opte por grelhados ou assados. Mas, cuidado: o bife de carne vermelha, apesar de ser uma ótima fonte de proteína para a construção muscular, não é indicado após o treino, já que um bife necessita de muita energia para ser digerido e tem na sua composição muita gordura, o que também faz demorar a digestão. 
 
É necessário também ficar atento com os carboidratos! Bolos e tortas, por exemplo, apresentam grande concentração de carboidratos, porém não são carboidratos específicos para serem ingeridos após o treino por possuírem grande concentração de gordura trans. A sensação de saciedade vai ser momentânea. 
 
Mas, e as famosas barrinhas de cereais? Atualmente as barras de cereais são acrescidas de guloseimas doces com quase nenhuma fibra. Além disso, a maior parte das barrinhas está mais sujeita a carregar excesso de açúcar, diminuindo o metabolismo e aumentando a produção de gordura. Deve-se ficar atento ao produto! As fibras são carboidratos de digestão e absorção lentos, e sabendo-se que no pós treino é necessário alimentos de rápida absorção não é uma boa pedida. Durante o treino, o corpo utiliza quase toda a energia e queima uma quantidade grande de calorias. Por isso, para quem acredita que um prato repleto de legumes e vegetais é uma ótima escolha, pode se enganar. Vegetais sozinhos em uma refeição pós treino não vão ajudar a recuperar a perda de nutrientes, vitaminas e minerais. A sua refeição pós-treino não deve consistir exclusivamente de legumes, pois você precisa de outros nutrientes, como proteína, para ajudar no desenvolvimento muscular. É bom optar por uma carne branca para acompanhar! Na sobremesa, os açúcares também devem ser evitados. O açúcar causa uma queda no metabolismo, que desempenha um papel importante quando o objetivo é perda de peso. Mas e se bater aquela vontade de comer um chocolate? As melhores opções para o pós-treino são os chocolates meio amargo e amargo, pois apresentam uma quantidade maior de cacau. Os chocolates com muita quantidade de leite acabam inibindo a ação dos flavonóides e os brancos não contêm a semente de cacau. Não desperdice seu treino, alimente-se corretamente!
 
Por Jornalismo Portal EF

leia todas

© 2012 - Clínica Mega Training - Direitos reservados

atual interativa