notícias

Home » notícias

Atividade física ajuda a prevenir hipertensão na menopausa

Cardiologistas estimam que até 80% das mulheres podem se tornar hipertensas após a menopausa. Porém, há uma forma de prevenir o problema: realizar exercícios físicos regularmente por volta dos 40 anos de idade, muito antes da última menstruação acontecer. 
 
O alerta foi feito pela pesquisadora da Universidade Estadual Paulista (Unesp) Angelina Zanesco, que coordena uma pesquisa cujo objetivo é desvendar os mecanismos biológicos responsáveis pelo aumento da pressão arterial feminina nessa faixa etária. Os primeiros resultados do estudo mostram que para evitar o desenvolvimento da doença, a intervenção precisa ser feita antes que ocorram as mudanças metabólicas e hormonais da menopausa. Infelizmente, muitas mulheres começam a se preocupar com a atividade física somente após os 50 anos, quando a barriga começa a crescer.
 
A equipe do Laboratório de Fisiologia Cardiovascular e Atividade Física da Unesp em Rio Claro (SP) avaliou em dois grupos de mulheres (pré e pós menopausa) o funcionamento do chamado sistema renina-angiotensina, um conjunto de peptídeos, enzimas e receptores envolvidos no controle da pressão arterial. Os pesquisadores coletaram amostras de sangue de 42 mulheres com mais de 40 anos que ainda não estavam na menopausa, e de outras 32 que já estavam há pelo menos 12 meses sem menstruar. 
Em seguida, mediram nos dois grupos os níveis plasmáticos da enzima conversora de angiotensina e de diversos peptídeos. Os resultados mostraram que, de maneira geral, o sistema renina-angiotensina estava até 80% mais ativo no grupo de mulheres pós-menopausa quando comparados às mulheres na perimenopausa. Quando os pesquisadores compararam apenas as mulheres normotensas, pré e pós menopausa, não viram grandes diferenças. Porém, quando compararam as hipertensas, o aumento na atividade do sistema renina-angiotensina chega a 150%. Esses dados mostram que, se a mulher esperar a menopausa para mudar seu estilo de vida, pode ser um pouco tarde e esse sistema já estará ativado para causar uma patologia.
 
Por Jornalismo Portal EF 

leia todas

© 2012 - Clínica Mega Training - Direitos reservados

atual interativa