notícias

Home » notícias

Atividade Física gera hormônio da felicidade

O hábito de praticar exercícios físicos gera hormônios da felicidade e do bem estar. Com isso as pessoas ficam mais dispostas, ganham uma postura melhor e elevam a auto estima. Tudo isso junto acaba proporcionando uma maior segurança em todos os sentidos.

Em atividades certas o exercício deixa de ser somente uma rotina e se torna um prazer.
A maioria das pessoas quando pensa em exercícios físicos e na frequência em uma academia para treinar é porque estão querendo emagrecer, porém a prática de atividades esportivas vai muito além da perca de peso.
O hábito de se exercitar deve ser visto de forma mais abrangente, pois além de deixar o corpo mais bem definido e bonito, também agrega bem estar, condicionamento cardiorrespiratório e integração, trazendo assim benefícios incalculáveis para a saúde.
É claro que, qualquer atividade física gera também um gasto calórico, bom para quem deseja enxugar a silhueta.
“Mas, frequentar uma academia ou se exercitar pode não ser o suficiente para emagrecer, depende de vários fatores como: quanto o indivíduo ingere de calorias e como é seu metabolismo”, explica Rogério Franze, personal, orientador físico e coordenador aquático da Academia Ecofit Club.
Os exercícios também auxiliam tratamentos médicos para redução de peso e até mesmo agregam a tratamentos cirúrgicos estéticos.
Pois os exercícios normalmente são aliados à recuperação, pois podem trazer benefícios como melhoria do tônus muscular, regulagem da pressão arterial, diminuição da perda de massa magra, manutenção e aumento do metabolismo, minimização da ansiedade e da depressão, aumento da força e firmeza da pele.
Para Rogério Franze, o hábito de se exercitar deveria ser para as pessoas como é tomar banho e escovar os dentes.
Por outro lado, exagerar no treinamento pode ser maléfico: “overtraining é uma situação em que o indivíduo passa dos limites.
O organismo deve ter o estímulo dos treinos, mas a parte de intervalo e de descanso é fundamental para um bom resultado.
Quando alguns sintomas como lesões musculares, cãibras, fraturas e mal estar começarem a surgir devido ao excesso de treino, devemos imediatamente procurar um especialista para averiguar o que está ocorrendo”, completa.
É importante que a prática de exercícios físicos esteja sempre aliada a uma boa alimentação, pois disso depende a saúde e o resultado esperado em qualquer tipo de treinamentos esportivo.
“Quem tem uma boa dieta e come de forma saudável, chega mais rápido ao objetivo pretendido”, explica o orientador físico e coordenador aquático da Academia Ecofit Club.
Quem não pratica exercícios físicos nem sempre sabe ou se dá conta de que ser habitual num treinamento gera hormônios da felicidade e do bem estar, que são liberados.
Com isso as pessoas ficam mais dispostas, ganham uma postura melhor e elevam a auto estima. Tudo isso junto acaba proporcionando uma maior segurança em todos os sentidos.
Matéria publicada no site Portal da Educação Física

leia todas

© 2012 - Clínica Mega Training - Direitos reservados

atual interativa