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Leite, bebida ou extrato.

As prateleiras de supermercados e lojas deprodutos naturais estão cada vez mais repletas de novos tipos de bebidas vegetais. É possível obter um “leite” fresco, nutritivo e saboroso que não seja de origem animal.Estes extratos vegetais são derivados desementes ou cereais como a aveia, soja,amêndoas, arroz, entre outros. 
 
 
Embora não apresentem um preço muito convidativo, as opções de origem vegetal são cada vez mais indicadas em consultórios denutricionistas. A bebida de soja atualmente é considerada a mais comum e a mais barata. Já a de amêndoas, por exemplo, é um tipo mais raro e com o preço bem elevado.
 
As bebidas vegetais são uma excelente opção para quem deseja variar o cardápio saindo um pouco do uso habitual do convencional leite de vaca. É indicado também para veganos e para aqueles que  apresentam intolerância ou alergia a qualquer nutriente presente no leite de vaca, como a lactose e a caseína por exemplo. As bebidas vegetais também são uma excelente fonte deminerais, fibras, vitaminas e isentos de gordura saturada, a gordura ruim.
 
É importante ressaltar que bebidas ou extratos vegetais não podem ser chamados de leite, pois segundo a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), essa denominação é exclusiva do alimento extraído de animais.
 
Benefícios e uso de bebidas vegetais:
 
Arroz
 
Depois da soja, a bebida de arroz é a mais em conta e mais facilmente encontrada. Rica emcarboidratos, podendo ser utilizada como um pré-treino, pois apresenta vitaminas do complexo B que favorecem o fornecimento de energia. Apresenta uma consistência rala e um sabor bem predominante do arroz. Pode ser ingerida pura, com café ou batida no liquidificador com nozes, amêndoas ou castanha para aumentar a concentração de proteína. Pode-se adicionar também cacau a 70% ou frutas vermelhas, aumentando seu efeito antioxidante. Algumas opções industrializadas já são enriquecidas com amêndoas, avelã e outras oleaginosas.
 
Aveia
 
A bebida de aveia é muito indicada para quem tem um funcionamento intestinal mais lentoe para quem quer emagrecer. É a bebida vegetal que apresenta uma maior quantidade defibras, tanto solúvel, como a betaglucana, que vai reduzir a absorção de açúcares egorduras, evitando acúmulos na região abdominal, quanto insolúvel, que além de desintoxicar o organismo, melhora o quadro de constipação intestinal. 
 
Apresenta também boas fontes de Selênio eVitamina E que são poderosos antioxidantes,Magnésio que participa da produção de serotonina (hormônio do bem estar), Zinco fortalecendo o sistema imune e evitando a redução de massa muscular, além de vitaminas do complexo B que aumentam a disposição para a prática de exercícios. Tem um sabor bastante suave, podendo ser ingerida com café. Uma sugestão é acrescentar flocos de aveia depois de pronta para tornar a bebida mais consistente.
 
 
Soja
 
A bebida de soja é a mais indicada para quem pratica exercícios por ter uma maior quantidade deproteínas de alto valor biológico. Apresenta também vitaminas do complexo B e antioxidantes. Seu consumo deve ser controlado para quem tem alterações na tireóide ou problemas de absorção de alguns nutrientes, como Ferro, Zinco e Cálcio. Tem um paladar mais forte e encorpado, podendo ser acrescentado em frutas e cereais matinais.
 
 
Amêndoas
 
Dita como a preferida dos “malhadores”, a bebida de amêndoas apresenta Magnésio eCálcio, nutriente importante para a manutenção dos ossos e para o processo de contração muscular, além de vitaminas do complexo B.  A Arginina é um nutriente que apresenta grande destaque nesse extrato vegetal. Esseaminoácido apresenta um poder de dilatação dos vasos, melhorando a circulação sanguínea, consequentemente minimizando o aspecto da tão temida celulite e favorecendo a chegada de mais nutrientes e oxigênio nosmúsculos, melhorando o desempenho erecuperação física.  
 
É a bebida vegetal mais saborosa, cremosa e adocicada. Pode ser utilizada com café e outros cereais. 
 
 
Espelta
 
Mais comumente conhecida como o trigo vermelho, a bebida de espelta apresenta uma maior quantidade de fibras e proteína que o trigo comum, podendo ser indicada antes de treinos mais intensos. Tem também poder antioxidante, evitando a formação de radicais livres. Paladar bastante aceito, líquido mais espesso que a bebida de arroz. Pode ser consumido como vitamina de frutas, preferencialmente gelado.
 
Para quem adota o uso dessas bebidas vegetais em substituição ao leite de origem animal, é importante ver a necessidade de fazer uma suplementação com Cálcio ou dar preferência ao uso dos “leites” vegetais enriquecidos com tal micronutriente. 
 
 
Matéria publicada pelo site Eu Atleta 

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