notícias

Home » notícias

Leite pode ser boa opção para hidratação após o treino

O leite não só é composto por 90% de água, como também possui altas concentrações de sódio e potássio, minerais que são fundamentais para a hidratação do atleta.
 
 
Além de água e das tradicionais bebidas isotônicas, uma boa opção para o corredor hidratar-se após os treinos pode ser o leite. Segundo Vanessa Grigoleto Pimentel, nutricionista especializada em fisiologia do exercício pela Universidade Federal São Paulo e em nutrição esportiva pelas Faculdades Integradas de Santo André, a bebida não só é composta por 90% de água, como também possui altas concentrações de sódio e potássio, minerais que são eliminados por meio do suor durante a atividade física, portanto fundamentais para a hidratação do atleta.
 
"Estudos mostram que o leite magro (semidesnatado ou desnatado) é mais eficiente na reidratação do que água ou bebidas isotônicas, por ser de digestão mais lenta e rico em sais minerais", salienta a nutricionista, dizendo ainda que o consumo de leite após os treinos também auxilia na regeneração do músculo fatigado, uma vez que ele é rico em proteínas. "Quanto menor o intervalo entre a ingestão das proteínas do leite e o término da atividade física, melhor a resposta do corpo ao exercício", acrescenta.
 
Vanessa explica que, segundo pesquisadores, todos os tipos de leite têm o potencial de hidratar e recompor os músculos. O semidesnatado, contudo, é a melhor opção para o corredor, por oferecer menos gorduras e calorias, além de manter a qualidade nutricional. Ao contrário do desnatado que, por ser isento de gordura, pode prejudicar a absorção de vitaminas lipossolúveis presentes no leite, como as vitaminas A e D.
 
Matéria publicada no site Terra

leia todas

© 2012 - Clínica Mega Training - Direitos reservados

atual interativa