notícias

Home » notícias

A mudança de hábitos diários podem ser grandes aliados no controle da Diabetes

A epidemia de doenças causadas principalmente por maus hábitos de vida já atingem grande parte da população mundial. E o Brasil não está fora disso. Segundo a Federação Internacional de Diabetes, o País está em quinto lugar em número absoluto de diabéticos no mundo e deve permanecer na mesma posição até 2030. Para mudar esse cenário é preciso iniciar pequenas mudanças na rotina. 

Diabéticos podem e devem se exercitar. Pode começar com uma caminhada, uma dança, atividades aeróbicas ou musculação. Não importa. As pessoas com essa patologia só precisam seguir as recomendações médicas, que devem ser redobradas na hora de se exercitar. Segundo Rodrigo da Silva, profissional de educação física, tanto o exercício aeróbico quanto a musculação são benéficos para o diabético. Já é comprovado cientificamente que a atividade regular é capaz de melhorar a glicose, as funções cardíacas e respiratórias e ainda fazer a manutenção da força muscular. 

Para controlar a doença o primeiro passo é passar por um acompanhamento médico para que as condições físicas sejam avaliadas. Depois do check up o exercício está liberado, sempre com orientação. As atividades mais indicadas são as aeróbicas como andar, pedalar e nada, e a musculação, pois o exercício com peso ajuda a aumentar a sensibilidade à insulina, além de fortalecer os músculos. “Mas há restrições quanto à intensidade dos exercícios, que deve ser de leve a moderada”, afirma Rodrigo. Outro detalhe fundamental é fazer o monitoramento da glicemia durante a atividade. Aos poucos, o diabético poderá aumentar a frequência e a intensidade dos treinos, mas sempre com a supervisão de um profissional de Ed. Física.

leia todas

© 2012 - Clínica Mega Training - Direitos reservados

atual interativa